domingo, 20 de setembro de 2015

Teologia da libertação

Teologia da libertação

Basta colocar, a Teologia da Libertação é um movim ento que tenta interpretar a Escritura através do sofrimento dos pobres. Os verda deiros seguidores de Jesus, de acordo com a teologia da libertação, deve traba lhar em direção a uma sociedade ju sta, provocar uma mudança social e político, e alinhar-se com a cl asse trabalhadora. Jesus, que era pob re mesmo, com foco em os pobres e oprimidos, e qua lquer igreja legítima dará pref erência para aqueles que foram historicamente margin alizados ou privados de seus direitos. Todos dou trina da igreja deve crescer para fora da persp ectiva dos pobres. A defesa dos dir eitos dos pobres é visto como o aspecto central do evan gelho.


Aqui está um exem plo de como a teologia da libertação vê a Escr itura através da lente dos pobres e indig entes: em Lucas 1: 52-53, Maria louva o Sen hor, dizendo: "Ele derrubou os governa ntes dos seus tronos / mas el evou os humildes . / Ele encheu os famintos com coisas boas / mas enviou os ricos embora de mãos vaz ias. "De acordo com a teologia da libertação, Mary está expressando alegria que Deu s libertou os materialmente pobres e ali mentou o fisicamente com fome ao trazer para ba ixo o material rico. Ele é um Deus, em outras pa lavras, que favorece os destituídos sobre aqueles co m riqu eza. 


A Teologia da Libe rtação tem suas ra ízes na Am érica L atina o catoli cismo romano. Sua ascensão é visto com o uma resposta à pob reza general izada e os maus-tratos de grandes segmentos da soci edade latino-amer icana. Um livro influ ente prom over a teologia da libertação é Fr. Gustavo Gutiér rez da Teol ogia da Libertação (1971).  

reparador de pontas
mascara capilar
aroeira
argan


Os prom otores da Teologia da Lib ertação apelar para os prof etas do Antigo Testa mento para o apoio. Por exemplo, Malaquias 3: 5 adverte do julga mento de Deus sobre aqueles que oprimem o homem de funcionamento: "Eu virei para colo cá-lo em julga mento. V ou ser rápido para testemunhar contra. . . aqueles que defraudar trab alhadores de seus salários, que oprimem as viúvas e os órfãos, e privam os estra ngeiros entre vós, de justiça, mas não me tem em, diz o Senhor dos Exércitos "(ver também Isaías 58: 6-7; Jeremias 7: 6; Zacarias 7:10). Além disso, as palavras de Jesus em Lucas 4:18 mo stra Sua com paixão pelos oprimidos: "O Espí rito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anu ciar a boa nova aos pobres. Ele envi ou-me para proclamar liber tação aos cativ os e rec uperação da vista aos cegos, para pôr os oprim idos libertará "(cf. Isaías 61: 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário